foto: Bruno Espadana

29 março 2009

#  And now for something completely different...

Nasceu ontem um novo fanzine em Vila Real. Chama-se Aliquidi e para os mais esperançosos que carpem ainda o fim da Periférica, o aviso: nada tenho a ver com esta publicação; só sou culpado de ser amigo de alguns dos autores.

Aliquidi Fanzine

Etiquetas: ,

30 setembro 2008

#  «Se esta rua fosse minha...» 2008 (programa)

Só para aguçar o apetite...

programa do festival

Etiquetas:

22 setembro 2008

#  «Se esta rua fosse minha...» 2008

cartaz do Festival de rua 'Se esta rua fosse minha...'
A segunda edição do «Se esta rua fosse minha...», festival de rua organizado pelo Plano B, é já no próximo dia 4 de Outubro.

Etiquetas:

03 outubro 2007

#  «Se esta rua fosse minha...» (programa)

A pedido de várias famílias:

Programa do Festival 'Se esta rua fosse minha'
Site do Festival «Se esta tua fosse minha...» | Site do Plano B

Etiquetas:

30 setembro 2007

#  «Se esta rua fosse minha...»

É já no próximo dia 5 (sexta-feira) que se realiza o «Se esta rua fosse minha...», o festival de rua organizado pelo Plano B com a colaboração de outros comerciantes da Rua Cândido dos Reis (aos Clérigos).

Para quem não sabe, o Plano B foi uma das vítimas da recente sanha pseudo-securitária que varreu a noite do Porto (ou melhor, parte da noite do Porto — a menos problemática, porque os locais realmente preocupantes foram deixados em paz...).

Etiquetas:

07 dezembro 2006

#  Palhaçadas

cartaz de '68'Ontem à noite fui à Associação Espontânea ver uma peça da companhia Útero («68», a partir de Samuel Beckett). À entrada disseram-me estar lá dentro, acompanhado de um «agente da autoridade» (trajando à civil), um delegado da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), que levantava problemas relacionados com o (não) pagamento de direitos de representação.

Após uma espera de quase meia hora, disseram-nos que passássemos ao andar de cima (onde decorreria o espectáculo). Íamos ainda a subir as escadas, quando nos mandam parar e esperar ali mesmo. O ambiente estava tenso. Algo se passava, pensei. Então, ao fundo do corredor surgiu um palhaço com cara de poucos amigos.

Confesso: por uma fracção de segundo julguei que fosse o delegado da SPA.

Etiquetas: ,

10 novembro 2006

#  Para acabar de vez com a Cultura

No próximo dia 14 vai realizar-se no Porto uma jornada de reflexão subordinada ao tema «Serviço Público: fundamentos e funções». O evento será presidido pela Ministra da Cultura, estando prevista a presença, entre outros, de diversos directores de teatros municipais e membros de companhias de artes de palco. E de Rui Rio, que deverá fazer-se acompanhar de intérprete para tradução simultânea.

Face à presença num único sítio de tanta gente ligada à Cultura, a PSP do Porto já classificou o encontro como «de alto risco». À cautela, a Brigada de Minas e Armadilhas revistará à entrada o Presidente da Câmara Municipal do Porto, não vá ele levar explosivos atados à cintura.

Etiquetas: ,

27 setembro 2006

#  Hoje e amanhã, teatro na Espontânea

Cartaz de 'O Político e o Alcoólico'O Político e o Alcoólico, com Paulo Castro e Miguel Moreira.
Encenação e texto de Paulo Castro.
27 e 28 de Setembro, 22h, na Associação Espontânea.

(A Espontânea é um novo espaço cultural e de convívio em Vila Real.)


Associação Espontânea
(Clique no logotipo para visitar o site da Espontânea)

Etiquetas: ,

29 março 2006

#  Kunstbar, ou Curso Abreviadinho de Arte

Um colega e amigo apresenta-me a animação em Flash Kunstbar, do colectivo canadiano The Petrie Lounge, um “filme” «bastante apropriado nesta época em que Bolonha obriga à condensação dos programas. Recomenda-se o visionamento nas disciplinas que tenham história, arte e moderno/a no título».

'Kunstbar', uma animação de The Petrie Lounge
O meu colega diz ainda: «Suspeito que o filme esteja ainda de acordo com todas as teorias do esforço/aprendizagem que tão bons resultados têm dado em áreas como a Matemática e a Física. Convém é acrescentar as respectivas legendas.» Mas eu acho que não: não devemos cercear a liberdade interpretativa dos alunos — que, idealmente, construirão a sua própria, pessoalíssima, História da Arte. (Se «em última análise, o ideal seria haver uma Matemática para cada aluno»*, por maioria de razão dever-se-á garantir, quiça constitucionalmente!, tal direito em relação à Arte e respectiva História. Já basta de Ditadura dos Factos!)

* Fernando Nunes, «Vencer o insucesso», entrevista a Maria João Martins, Jornal de Letras, 4 de Setembro de 2002, suplemento JL/Educação, pp. 4–5. Citado em Nuno Crato, O ‘Eduquês’ em Discurso Directo, Gradiva, 2006, p. 60. (Fernando Nunes era à data presidente da Associação de Professores de Matemática.)

Etiquetas: