foto: Bruno Espadana

29 março 2006

#  Kunstbar, ou Curso Abreviadinho de Arte

Um colega e amigo apresenta-me a animação em Flash Kunstbar, do colectivo canadiano The Petrie Lounge, um “filme” «bastante apropriado nesta época em que Bolonha obriga à condensação dos programas. Recomenda-se o visionamento nas disciplinas que tenham história, arte e moderno/a no título».

'Kunstbar', uma animação de The Petrie Lounge
O meu colega diz ainda: «Suspeito que o filme esteja ainda de acordo com todas as teorias do esforço/aprendizagem que tão bons resultados têm dado em áreas como a Matemática e a Física. Convém é acrescentar as respectivas legendas.» Mas eu acho que não: não devemos cercear a liberdade interpretativa dos alunos — que, idealmente, construirão a sua própria, pessoalíssima, História da Arte. (Se «em última análise, o ideal seria haver uma Matemática para cada aluno»*, por maioria de razão dever-se-á garantir, quiça constitucionalmente!, tal direito em relação à Arte e respectiva História. Já basta de Ditadura dos Factos!)

* Fernando Nunes, «Vencer o insucesso», entrevista a Maria João Martins, Jornal de Letras, 4 de Setembro de 2002, suplemento JL/Educação, pp. 4–5. Citado em Nuno Crato, O ‘Eduquês’ em Discurso Directo, Gradiva, 2006, p. 60. (Fernando Nunes era à data presidente da Associação de Professores de Matemática.)

Etiquetas: