foto: Bruno Espadana

18 setembro 2008

#  Pseudo-Ciência New Age

Descobri hoje a “Escola Bio-Integrativa”, instituição que funciona num apartamento em Quarteira. Esta escola, que pertence à organização “Nave Dourada ND-11” (com instalações também em Oeiras e no Porto), realiza diversas actividades, entre as quais a «bioterapia integrativa», que «permite o reequilíbrio energético do corpo físico e dos corpos subtis e a obtenção de estado mais elevados de encontro com os planos da consciência pessoal terrena».
Se acham que isto não é para vós, enganam-se: «A BioTerapia Integrativa destina-se a todos os que procuram um sentido mais amplo e consciente de viver.»


A Nave Dourada ND-11 desenvolve também um Círculo de MeditaçãoEu, a minha consciência e o planeta onde vivo»), com diversas sessões em que «será sempre realizada uma meditação de unidade e cura para Gaia, e de ligação com a energia de Portugal».

(Não tarda nada e têm patrocínio da EDP...)

Para os mais cépticos, assinalo que o projecto não é de pouca monta: «Para além do desenvolvimento pessoal, esta é uma oportunidade de se unir à criação de um novo Portugal e de uma Nova Terra.»

Não acreditam? Vejam o programa até ao fim do ano: já vão tarde para a «Remoção da Matriz Densa do corpo emocional» (que é pior do que pedra nos rins) e também já perderam a oportunidade de garantirem a «Integração do vector matricial da Rede Mental Superior» (que por isso continuará desintegrado, o pobre), mas se se apressarem talvez ainda consigam uma vaga na sessão em que tratarão da «Reprogramação da Matriz Inconsciente». E antes do fim do mês — oh! suprema felicidade! — proceder-se-á à «Activação da Rede Cristal de Luz e Amor»! Já era tempo!!!

(Já repararam como tudo funciona matricialmente em rede?)

Outubro é um mês forte: começaremos pela «Percepção e Unicidade com a Criança Interior» (o tipo de criança que tem a vantagem de sabermos sempre onde está — é um descanso), seguida de uma «Interdimensionalidade Consciente» (o que dá sempre jeito). Se perderam a sessão de Reprogramação da Matriz Inconsciente, não desesperem: a «Reprogramação celular — a saúde como forma de vida consciente» dá quase os mesmos efeitos, mas ao contrário (quem não tem cão, caça com gato). E se acham que ainda não têm «consciente» que chegue, a boa notícia é que Outubro encerra com duas sessões pensadas especialmente para vós: «Poder criativo consciente e leis da manifestação» e «Partículas de Luz recriadas no consciente pessoal».

Em Novembro vão poder «Ampliar o poder matricial do Eu Sou em evolução», o que na conjuntura actual não é coisa pouca. Crise dos subprime? Não desesperem — confiem n' «A Maestria e [n]a experiência dos Bancos Ascensionais»! E para os amantes do bricolage, há sempre a possibilidade de «Praticar a Canalização — vector consciente de intuição e telepatia energética». Cansados? É uma óptima altura para a «Concentração da energia dhármica».

Dezembro traz-nos «Melquisedec — Transcendência do despertar da consciência» e «Antakarana — construção do Pilar de Luz» (mais bricolage...). E antes das amêndoas e das rabanadas, nada como um «Movimento energético ascensional na frequência evolutiva 11:11».


Alguns de vós, mais incréus, dirão que esta não é uma organização idónea. Difamação! A Nave Dourada ND-11 participa, desde 2005, no movimento das Nações Unidas “Culture of Peace Initiative”. No próximo dia 21 de Setembro realizarão uma Meditação Pública pela Paz na Terra com a presença, entre outros, de Rão Kyao. E porque as «bioterapias» são coisa séria, a ND-11 faz questão de nos lembrar que o evento decorrerá na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, «sede de Cultura e Conhecimento».

Etiquetas: ,

09 agosto 2008

#  A minha costela de oráculo

Prevejo que, ao contrário do que é habitual, nestes Jogos Olímpicos não haverá deserções entre os membros da delegação de Cuba...

Etiquetas: , , ,

27 outubro 2007

#  Não me lembra nada nem ninguém (4)

Ilustração de Jason Holley
Ilustração de Jason Holley

  • inferior predictive structure (estrutura preditiva inferior)
  • frontal stupidity lobe (lobo frontal da estupidez)
  • CNBC gibberish cortex (córtex da léria da CNBC)
  • corpus credulum
  • neo-bovine herd-mentalitum (mentalitum da manada neo-bovina)
  • logic void (vazio lógico)
  • falsehood persistence node (nodo da persistência na falsidade)
  • arithmetical impossibility rationalization complex (complexo da racionalização das impossibilidades aritméticas)
  • price decline overreaction region (região da reacção exagerada à baixa de preços)
  • guru-bloviation acceptance ganglia (gânglios da aceitação do palavreado do guru)
  • beer (cerveja)
  • inappropriate enthusiasm nucleus (núcleo do entusiasmo inapropriado)
  • historical lesson rejection lobe (lobo da rejeição das lições da história)

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

19 fevereiro 2007

#  Grandes mudanças, portanto

O dia de ontem assinalou o Ano Novo Chinês, em que o Cão deu lugar ao Porco.

Segundo a Astrologia Chinesa, o ano do Porco caracteriza-se por guerras, revoluções, desentendimentos e confusões em geral.

Etiquetas: , ,

19 janeiro 2007

#  Professor Karamba vs. Bifidus ActiRegularis

Acabo de descobrir que o Professor Karamba é mais eficaz do que o Bifidus ActiRegularis™, bicharoco que a Danone ensopa em iogurte e nos vende sob o nome de Activia.
O aditivo da Danone (a acreditar na amiga da mulher obstipada) é eficaz ao fim de 14 dias — já com o «poderoso médium vidente», detentor de «um “dom” [assim mesmo, com aspas] hereditário, transmitido de geração em geração há mais de mil anos», «os resultados far-se-ão sentir logo após a primeira semana». Caramba! E não tem contra-indicações: tal como o Bifidus, o «Professor» tem um «poder natural».

(Os mais reputados laboratórios comparam entretanto os poderes de Alexandra Solnado com os do L. Casei Imunitass™ existente no Actimel.)

Etiquetas:

02 janeiro 2007

#  Eu é que falo com Cristo!

No Diz Que É Uma Espécie de Magazine de ontem, Ricardo Araújo Pereira desancou exemplarmente aquele que foi um dos principais bombos da festa do tempo em que o Gato Fedorento era apenas um blogue: Alexandra Solnado e a sua série de livros mediúnicos Este Jesus Cristo Que Vos Fala (exemplos aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).

Agora espera-se a reacção de Alexandra Solnado. Ela, por sua vez, espera a reacção de Jesus Cristo.

Etiquetas: , , ,

03 julho 2006

#  Pouco “new age”, poucas dúvidas

Voltando ao “World Values Survey”, a que me referi num post há umas semanas, os dados para Portugal (1990 e 1999) contrariam impressões pessoais e mesmo ideias feitas bastante divulgadas. Vejamos os gráficos:

Deus Pessoal vs. Espírito ou Força Vital (% homens) Deus Pessoal vs. Espírito ou Força Vital (% mulheres)
Deus Pessoal vs. Espírito ou Força Vital (% total)

A impressão pessoal que não se confirma é a de um aumento da percepção de Deus, não como uma “pessoa” (O Criador, Deus-Pai, Deus castigador), mas como um espírito ou uma força vital. («Deus é energia!» disseram-me em tempos — não me conseguindo depois explicar por que razão essa “energia” era contra o aborto ou a homossexualidade, conforme o meu interlocutor defendia...)
Em Portugal as perspectivas “new age da divindade são não só minoritárias, como crescentemente minoritárias: em menos de uma década os seus adeptos baixaram de 18,5% para 13,9% do total, muito à custa das mulheres (caíram de 16,3% para 9,9%); os homens, que já eram mais aderentes a esta ideia, registaram perdas muito menores (de 21,0% para 19,3%).

Uma ideia feita — muito em voga entre os membros da hierarquia da Igreja Católica, os sociólogos-vox populi e os jornalistas — é a de que esta é uma época de incertezas (o que traz a angústia). Pelo menos em relação à divindade, tal ideia não se confirma, bem pelo contrário: em 1999 apenas 3,1% dos inquiridos afirmavam não saber qual a verdadeira natureza de Deus; nove anos antes os portugueses em dúvida eram 12,3% (quase o quádruplo). Há, por isso, cada vez mais certezas. A diminuição da dúvida foi particularmente acentuada nos indivíduos do sexo masculinos (de 14,8% para apenas 2,7%), mas foi também significativa entre o sexo feminino (de 10,0% para 3,4%).
Em ambos os casos, registaram-se ganhos enormes na crença num Deus pessoal: nas mulheres reforçou-se ainda mais uma maioria já expressiva (de 70,0% para 86,1%); quanto aos homens, se em 1990 havia apenas uma maioria marginal de crentes num Deus pessoal (52,3%), em 1999 esta era já esmagadora: 73,9%.

Estes e outros dados mostram que, ao contrário do que se diz (particularmente pela boca alarmada da hierarquia católica), não há um aumento da descrença. Bem pelo contrário: em Portugal, pelo menos entre 1990 e 1999, o ateísmo, já de si minoritário, caía vertiginosamente e a credulidade “à católica” estava de boa saúde e em franco crescimento. De que forma isso se traduzia nos comportamentos diários, já é outra questão.

Etiquetas: , ,

07 junho 2006

#  Sintomático?

Sobre o incumprimento da profecia catastrofista de Nostradamus (que alguns diziam referir-se ao dia de ontem), escreveu Rui Bebiano:

Seis do seis do seis

Absolutamente decepcionante. Afinal parece que não aconteceu nada de particularmente obscuro no «dia da besta». Uma nuvem negra que fosse, uma marca traçada a vermelho-sangue nos muros da cidade, uma mensagem iniludível, cheia de triplos sentidos e de maus prenúncios.

E Pedro Mexia:

O fim do mundo

O 6 do 6 de 6 passou e o mundo não acabou. Aliás, quem como eu já assistiu ao fim do mundo sabe que não é coisa que aconteça duas vezes.

Terá sido a cautela que os levou a esperar pelo 7/6/6 para “postarem” o comentário?


Adenda: Alguns crêem que a data 6/6/6 deve ser considerada segundo o calendário juliano, pois o calendário gregoriano só foi adoptado 16 anos após a morte de Nostradamus. Ou seja, o «dia da besta» será 19 de Agosto*. Que mais não seja por ser dia de descanso (sábado), certamente no pasará nada...

* O calendário juliano vai actualmente 13 dias atrasado em relação ao gregoriano; adicionalmente, o seu primeiro mês é Março, pelo que Agosto é o sexto.

Etiquetas: ,

18 maio 2006

#  Eu queria era saber mais sobre o bolo da Jamaica...

bolo da JamaicaFrederico Duarte Carvalho (FDC), um jornalista cujo rigor e seriedade poderão talvez ser avaliados pelo seu currículo (Tal & Qual, 24Horas) publicou um livro (A Mensagem Brown — O Código Dentro do Código Da Vinci) no qual defende a tese de que há uma mensagem sobre Portugal escondida no best-seller de Dan Brown (seja por vontade deste ou por «intervenção divina»). O livro de FDC faz o pleno místico-oportunista (saiba o turismo português aproveitar...): numerologia, Templários, Ordem de Cristo, Quinta da Regaleira, Grão Vasco, Fernando Pessoa, Quinto Império...

Mais para o fim da reportagem, diz Alexandra Prado Coelho:
Frederico reconhece que é possível encontrar códigos em todo o lado. “Qualquer capítulo [d’O Código Da Vinci] dá para tudo, até para descobrir a receita de um bolo da Jamaica.”

E, quando eu começava a ficar verdadeiramente interessado, a reportagem acaba. Isso não se faz, Alexandra!

Etiquetas: ,

13 maio 2006

#  Mais uma via para o autoconhecimento

... a/c Editores da Pergaminho:

(c) Mike Twohy / The New Yorker
«More important, however, is what I learned about myself.»

Desenho de Mike Twohy / The New Yorker
Legenda sugerida pelo leitor Roy Futterman

Etiquetas: , ,