foto: Bruno Espadana

12 junho 2006

#  Socorro! Sou de uma espécie em vias de extinção!

Que os últimos anos têm assistido a um “retorno ao sagrado” já muita gente o disse. O que eu não imaginava era que, em Portugal, esse retorno fosse tão acentuado.

Comparo os dados do World Values Survey (WVS) para Portugal (1990, 1999) e não restam dúvidas: com muito raras excepções, os portugueses estão mais conservadores e mais crentes — não tinha razão o cardeal patriarca de Lisboa quando afirmava há uns tempos que a incredulidade está na moda (ou algo semelhante).
(Apresento aqui apenas alguns gráficos relativos a quatro aspectos da crença. O site do WVS tem dados de centenas de perguntas agrupadas em sete categorias.)

Percentagem dos que não acreditam em Deus Percentagem dos que não acreditam no Céu/Paraíso Percentagem dos que não acreditam no Inferno Percentagem dos que não acreditam na Vida após a Morte

A situação é particularmente dramática no que toca aos ateus (aqueles que afirmam não acreditar em Deus): de 14.3% em 1990, éramos após menos de uma década apenas 3.1% (um decréscimo superior a 80%).

No “ecossistema religioso” português, os ateus são uma espécie em vias de extinção! Qualquer dia já nem na Serra da Malcata nos encontram.

Etiquetas: ,