# A liberdade no mundo (2.2)
Esta análise está dividida em partes: [1] [2.1] [2.2] [2.3] [3] [4]
Liberdade e geografia (2)
África Subsariana
- Na África Subsariana há 11 países livres (um deles no escalão 1.0: Cabo Verde), 23 parcialmente livres (48%) e 14 não livres.
- Para além dos pequenos estados insulares (Cabo Verde, Maurícias, São Tomé e Príncipe), os países livres concentram-se na África Meridional (África do Sul, Botswana, Lesoto, Namíbia) e Ocidental (Benim, Gana, Mali, Senegal), onde há um pouco de tudo. Na África Oriental predominam os países parcialmente livres, enquanto a faixa central do continente é quase exclusivamente não livre.
Ásia e Pacífico
- Na região da Ásia (excluindo a ex-União Soviética e os países já considerados na região do Médio Oriente, bem como a Turquia) e do Pacífico (incluindo a Austrália), 16 países (41%) são livres, 12 são parcialmente livres e 11 são não livres. Com excepção das Maldivas (ilhas do Índico) e do Brunei (sultanato na ilha do Bornéu), todos estes países não livres situam-se na Ásia continental.
- Interessante é o caso da Mongólia, que, tendo sido na prática um protectorado comunista da ex-União Soviética, há anos se mantém consistentemente livre (2.0), apesar da falta de liberdade dos seus vizinhos (China e Rússia). Uma surpreendente “clareira verde” na “selva vermelha” da Ásia Central.
- Mudanças significativas (i.e., com alteração de estatuto) de 2005 para 2006 registaram-se, no sentido positivo, na Indonésia [que passou de parcialmente livre (3.5) a livre (2.5)] e no Afeganistão [antes não livre (5.5), agora parcialmente livre (5.0)]. No sentido contrário, a situação deixou de ser livre nas Filipinas e na Tailândia (antes 2.5, agora 3.0) e passou de parcialmente livre (5.0) a não livre (5.5) no Nepal.
América
- Na América, 68% dos países (24) são livres, 9 são parcialmente livres e 2 são não livres. Estes últimos são Cuba (7.0) e o Haiti (6.5). A América do Sul mostra-se algo instável, com um dois ou três países a oscilarem nos últimos anos entre livres e parcialmente livres.
Etiquetas: Democracia, Direitos Humanos, Liberdade
<< Página principal