foto: Bruno Espadana

27 janeiro 2007

#  Tem a palavra um especialista em reprodução

Jornal de Notícias, 25/01/2007:
Cientista de proa na procriação medicamente assistida, Mário de Sousa é “pai” de centenas de filhos de casais inférteis. Mas vai votar Sim no referendo à despenalização da interrupção voluntária da gravidez. Porque a vida da mulher é um todo, com corpo e alma, que tem primazia sobre o feto. Este, diz, é “um anexo sem autonomia” até aos cinco meses, altura em que o cérebro começa a funcionar.

[...]

JN: Disse numa recente iniciativa dos Médicos pela Escolha que o feto é “um anexo sem autonomia” da mãe até às 24 semanas.

Mário Sousa: Só aí ganha autonomia para sobreviver. Até lá, tem os órgãos em esboço, mas não são funcionais. E um esboço é um esboço. Isto da definição das oito semanas como aquelas em que acaba o período embrionário e inicia-se o período fetal é um artifício. O pulmão só funciona a partir das 28 semanas. A tiróide só segrega hormonas aos quatro meses. O cérebro só amadurece a partir dos cinco meses, aí os neurónios conseguem permitir ao feto o movimento voluntário. Se perguntar às mulheres quando sentem o primeiro pontapé, todas são unânimes em dizer seis meses.

[...]

E mais à frente:
Mário Sousa: [...] sendo muito rigoroso em termos de fisiologia fetal, o feto não é capaz de sobreviver fora do útero. Idealmente, se pudéssemos tirá-lo logo e dá-lo para adopção, seria a solução. Mas como não tem viabilidade, a primazia é da mãe. Para nós o mais importante é o respeito pela vida que está à nossa frente: a da mulher.

Etiquetas: ,