foto: Bruno Espadana

11 maio 2006

#  Falta de seriedade

Público online:
Estudo indica que blocos de parto a fechar têm menor mortalidade
Os blocos de parto que o Governo quer encerrar não estão entre as unidades que registam os maiores valores de mortalidade ou complicações pós-parto, indica um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública [...]. O levantamento não cruza os resultados com o número de partos realizados. [Isto é,] o estudo não indica a percentagem de mortes em relação ao total de intervenções.

Estamos, claramente, perante um estudo pouco sério — coisa mais digna de contas no tampo da mesa da Tasca do Mó do que de uma Escola Nacional seja lá do que for. É que não falta só a indicação da percentagem de mortes no parto; falta também indicar, para cada unidade hospitalar:
  1. quantas parturientes (em absoluto e em percentagem) são enviadas para outras maternidades, por complicações no parto e falta de condições na maternidade de origem;

  2. quantas parturientes (em absoluto e em percentagem) são recebidas de outras maternidades, pelas mesmas razões;

  3. que percentagem dos partos resultantes de transferências de última hora acabam em morte (da parturiente e/ou do bebé);

  4. que percentagem do total de mortes no parto são resultantes de transferências de última hora.
Só assim poderemos julgar convenientemente a qualidade de serviço de cada maternidade e o custo (em vidas humanas) das transferências de última hora.

Não digo que o Governo (não) tenha decidido bem quanto às maternidades a encerrar, nem que as populações locais e as autarquias (não) tenham razão quanto à excelência das suas unidades hospitalares — mas, se os aspectos que indiquei atrás não forem clarificados, prevalecerá a demagogia. De parte a parte.

Etiquetas: