foto: Bruno Espadana

11 maio 2006

#  Tudo bons rapazes

O Kontratempos chamou-me a atenção para esta notícia:
China, Cuba e a Arábia Saudita foram hoje eleitas para o novo Conselho dos Direitos Humanos da ONU [...].
[...]
O Conselho dos Direitos Humanos vai substituir a Comissão dos Direitos Humanos, sedeada [sic] em Genebra, desacredita[da] pela presença entre os seus Estados-membros de países que violam os direitos humanos como China e Cuba.

Tendo em conta que
Esta eleição é considerada como o primeiro teste à credibilidade do Conselho dos Direitos Humanos, criado em Março passado [...].
acho que podemos dizer que o CDH passou o primeiro teste — se aplicarmos os “critérios de aprovação” propostos pelo nosso Ministério de Educação para a escolaridade obrigatória...


O que escapou ao olho clínico do Tiago Barbosa Ribeiro foi esta parte:
Os membros [...] podem ser suspensos se cometerem abusos sistemáticos dos direitos humanos.
Ora, os contadores de abusos dos direitos humanos em países como Cuba, China e Arábia Saudita já deram a volta (várias vezes!) — e, logo por coincidência, no dia da eleição os ditos cujos estavam de novo a zero.


Já agora,
[...] os Estados Unidos foram contra a forma proposta para o Conselho, considerando que ela não apresenta garantias de que irá funcionar convenientemente.
Como é óbvio, o sentido que os EUA dão à expressão «funcionar convenientemente» tem pouco que ver com garantias de seriedade do Conselho e mais com o requisito (não assegurado) de que este fechará os olhos também às violações dos direitos humanos que os próprios americanos cometem. (That’s what friends are for...)

Etiquetas: ,