foto: Bruno Espadana

12 abril 2006

#  Plano Poupança Santidade

Segundo o Público de domingo passado, «Fazer um santo da Igreja Católica custa 14 mil euros». Ora, isto abre claramente um nicho de mercado à Banca nacional: o PPS, Plano Poupança Santidade, através do qual todo o português previdente pode ir preparando atempadamente a parte financeira do seu futuro processo de canonização.

(PPC seria uma designação alternativa; para as classes mais modestas, com menor capacidade para pôr algum de lado — logo, menos merecedoras do acesso aos altares, por falta de tal milagre — haveria uma espécie de PPS/PPC “de honra”: o PPB, dando apenas direito à beatitude.)

O que não compreendo é como tal ideia não surgiu no tempo em que Jardim Gonçalves liderava o BCP, tão Opus Dei que ele é. É que tal iniciativa teria imediatamente colhido o apoio (e os respectivos benefícios fiscais) do governo do primeiro-ministro-papa-hóstias António Guterres. Somando isso às naturais indulgências, o pacote PPS/PPC/PPB seria certamente um dos investimentos mais inovadores e atractivos do panorama nacional.

Etiquetas: