# Educação: leituras para uma reflexão
Acaba de sair com a estampa da Europa-América o livro A Lógica dos Burros: O lado negro das políticas educativas, colectânea de textos que Gabriel Mithá Ribeiro vem publicando nos anos mais recentes na imprensa portuguesa (Público, Jornal de Letras, Pontos nos ii, Atlântico, O Independente) e blogues (Abrupto), e incluindo também alguns inéditos.
Para quem não sabe, Gabriel Mithá Ribeiro é o autor de A Pedagogia da Avestruz (Gradiva, 2003), outro livro sobre o estado da Educação em Portugal e um testemunho pessoal de um professor apanhado nas malhas do “pedagoguês”.
Um pouco antes saiu (mas só agora comprei) Eduquês: Um Flagelo Sem fronteiras — O caso Lafforgue. Trata-se de um livrinho organizado e traduzido por Filipe Oliveira e editado pela Gradiva em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Matemática, reunindo o e-mail que Lafforgue enviou ao Presidente do francês Alto Conselho para a Educação (e cuja divulgação desencadeou o escândalo referido no subtítulo — Jorge Buescu dedicou-lhe um capítulo no seu último livro) e um texto mais longo, escrito por Lafforgue em co-autoria com mais seis matemáticos e físicos franceses, sobre «Os conhecimentos fundamentais ao serviço do futuro científico e técnico [e] como os reensinar».
Para quem não sabe, Gabriel Mithá Ribeiro é o autor de A Pedagogia da Avestruz (Gradiva, 2003), outro livro sobre o estado da Educação em Portugal e um testemunho pessoal de um professor apanhado nas malhas do “pedagoguês”.
Um pouco antes saiu (mas só agora comprei) Eduquês: Um Flagelo Sem fronteiras — O caso Lafforgue. Trata-se de um livrinho organizado e traduzido por Filipe Oliveira e editado pela Gradiva em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Matemática, reunindo o e-mail que Lafforgue enviou ao Presidente do francês Alto Conselho para a Educação (e cuja divulgação desencadeou o escândalo referido no subtítulo — Jorge Buescu dedicou-lhe um capítulo no seu último livro) e um texto mais longo, escrito por Lafforgue em co-autoria com mais seis matemáticos e físicos franceses, sobre «Os conhecimentos fundamentais ao serviço do futuro científico e técnico [e] como os reensinar».
<< Página principal