foto: Bruno Espadana

20 julho 2006

#  Fila única, por favor!

Há quem diga que nos dias que correm não consegue ver as notícias, pois é só guerra, terrorismo, repressão, morte e destruição.

Eu acho que não, que é precisamente o contrário: o mundo é muito mais pacífico quando visto pelo filtro dos media, particularmente da televisão.
Na versão televisiva do mundo, a cada momento há uma única guerra e uma única crise humanitária a acontecer. Na versão televisiva do mundo, a “guerra de serviço” é a do Líbano e a crise humanitária é a de Java. Nesse mundo 4x3 (PAL Plus 16x9 nos lares mais afortunados) nada se passa no Iraque, no Afeganistão, no Darfur, na Coreia do Norte, no Turquemenistão, na Bielorrúsia, na Chechénia, na Somália... A Índia bem tentou, mas o alinhamento não permitiu. Talvez em Outubro, com a nova grelha.

As pessoas que vivem no Iraque, no Afeganistão, no Darfur, na Chechénia, na Bielorrússia, na Somália acham que as coisas estão mal por lá. Estão enganados, mas compreende-se: vêem pouca televisão.*


* Não é o caso da Coreia do Norte e do Turquemenistão; aí as televisões garantem que o “Querido Líder” e o “Pai de Todos os Turquemenos”, respectivamente, asseguram um presente radioso e um futuro ainda mais.

Etiquetas: , , , , ,