# A Educação em palavras e imagens (2)
Os textos citados e a imagem reproduzida pertencem, ora à expressão de ideias (uma séria e outra supostamente séria), ora a um exercício de humor. Compete ao leitor deste blogue detectar qual é o quê.
[Os alunos] precisam de contrair certos hábitos de diligência, exactidão, compostura — também física — e de concentração psíquica sobre determinadas matérias [...]** Cf. «Em busca do princípio educativo», Antonio Gramsci, A Formação dos Intelectuais, Fronteira, 1976, p. 118. (Citado em Nuno Crato, O ‘Eduquês’ em Discurso Directo: Uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista, Gradiva, 2006, pp. 40–41.)
[...] da criança nada há a exigir senão que se desenvolva segundo o seu ritmo e toda a interferência tiranizante do indivíduo adulto, que vive conforme um ritmo completamente diverso, não lhe pode ser senão prejudicial; o respeito pela personalidade infantil, a recusa de toda a acção modeladora decorrem naturalmente da ideia de que o impulso vital da criança é soberano.**** Agostinho da Silva, O Método Montessori, Inquérito, s/d, p. 23. (Citado em Nuno Crato, op. cit., p. 113.)
«Tenha algum respeito pela minha forma de aprendizagem.»
Cartoon de Barbara Smaller / The New Yorker (1999)
Cartoon de Barbara Smaller / The New Yorker (1999)
Etiquetas: Educação
<< Página principal