foto: Bruno Espadana

16 maio 2006

#  A Educação em palavras e imagens (2)

Os textos citados e a imagem reproduzida pertencem, ora à expressão de ideias (uma séria e outra supostamente séria), ora a um exercício de humor. Compete ao leitor deste blogue detectar qual é o quê.


[Os alunos] precisam de contrair certos hábitos de diligência, exactidão, compostura — também física — e de concentração psíquica sobre determinadas matérias [...]*
* Cf. «Em busca do princípio educativo», Antonio Gramsci, A Formação dos Intelectuais, Fronteira, 1976, p. 118. (Citado em Nuno Crato, O ‘Eduquês’ em Discurso Directo: Uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista, Gradiva, 2006, pp. 40–41.)


[...] da criança nada há a exigir senão que se desenvolva segundo o seu ritmo e toda a interferência tiranizante do indivíduo adulto, que vive conforme um ritmo completamente diverso, não lhe pode ser senão prejudicial; o respeito pela personalidade infantil, a recusa de toda a acção modeladora decorrem naturalmente da ideia de que o impulso vital da criança é soberano.**
** Agostinho da Silva, O Método Montessori, Inquérito, s/d, p. 23. (Citado em Nuno Crato, op. cit., p. 113.)


(c) Barbara Smaller / The New Yorker
«Tenha algum respeito pela minha forma de aprendizagem.»
Cartoon de Barbara Smaller / The New Yorker (1999)

Etiquetas: