foto: Bruno Espadana

14 maio 2006

#  ... em pele de cordeiro

Fantásticos, os malabarismos retóricos dos muchachos do Partido Nacional Renovador e grupos afins. Dá para pensar se PNR não quererá dizer, de facto, Partido Nazi-Retórico.

Racistas, há já muito tempo que se vêm travestindo de “racialistas”: não, eles não desprezam as outras raças nem proclamam a superioridade ontológica da raça branca — eles são é pela “pureza” de todas as raças: os pretos que mantenham a sua negritude em terra de pretos, os chinocas que amarelejem de volta às paragens de onde vieram... Tudo em nome da identidade de cada povo! Tivessem eles vídeos (se calhar têm) e quase não os distinguiríamos da National Geographic.

Já esta semana, foi a vez do PNR se manifestar em Vila de Rei «contra os traidores à Pátria». Exactamente: eles não são contra os estrangeiros — na realidade eles defendem os direitos desses estrangeiros que não querem cá! O alvo do seu ódio são, isso sim, os portugueses que trouxeram aqueles brasileiros para serem explorados em Portugal, em vez de chamarem cidadãos nacionais desempregados (criteriosamente escolhidos, presumo, entre todos os que não querem saber onde fica Vila de Rei, muito menos ir para lá viver) para, condignamente remunerados, repovoarem o concelho.

Sobrevém-me a dúvida: com tanto afã na defesa dos direitos e da identidade dos povos, sem distinção de cor ou credo, proponho-os para serem agraciados com a Ordem da Liberdade — ou, face às acrobacias e piruetas retóricas a que são tão dados, serão eles mais merecedores da Ordem do Mérito Desportivo?

Etiquetas: ,