foto: Bruno Espadana

05 setembro 2006

#  Lugares-comuns

Todos temos os nossos lugares-comuns: o de Maria de Lurdes Rodrigues é o do «trabalho de equipa». Volta inevitavelmente a ele, mesmo que não venha muito a propósito. (A grande vantagem dos lugares-comuns é permitirem-nos desviar as atenções das verdadeiras questões.)

A resposta (uma das únicas 11 que deu) que reproduzo a seguir é paradigmática:
Pergunta: O sistema de ensino prepara os jovens convenientemente?
Resposta: A pouca qualificação dos jovens tem a ver com um trabalho — quer das escolas, quer dos professores — que não se encontra ao serviço dos resultados e das aprendizagens. A cultura dos professores não é uma cultura em que os principais desafios sejam os resultados. Os professores não têm espírito de equipa. As reuniões nas escolas são cumpridas apenas porque os normativos legais o mandam.

Esta resposta é paradigmática, não só pelo encadeamento (melhor: justaposição) de ideias avulsas — passível de nota negativa em qualquer exame nacional —, mas igualmente pela ideologia subjacente: a culpa é integralmente da classe docente. Repararam? O (mau) trabalho é «quer das escolas, quer dos professores»; dos alunos nada se espera.

Etiquetas: